Telefone: +55 (11)3818-0920

Atendimento Terapêutico

 » Realidade Virtual

Em breve!

 

» A Exposição à Realidade Virtual

A psicóloga só inicia a exposição quando o paciente se sentir preparado para isso. Ela controla as cenas e a exposição a partir do teclado do computador. O paciente é exposto gradualmente, devagar, no seu próprio ritmo, aplicando as técnicas aprendidas para diminuir a ansiedade e prosseguindo para a etapa seguinte apenas quando se sentir seguro e confortável, podendo permanecer quanto tempo quiser na fase atual.

 

  •  Exemplo de Exposição – Elevador Virtual:
    O paciente inicia a exposição longe de um elevador, (30 m), no andar térreo de um alto prédio. A psicóloga ou ele próprio com o uso de um joystick inicia a aproximação no ambiente virtual, abre a porta do elevador, entra, fecha a porta, aperta o botão para subir ao primeiro andar, depois ao segundo andar, e assim por diante.

 

» Sessões Típicas da Terapia de Exposição à Realidade Virtual

– Primeira Sessão: Avaliação
A psicóloga faz uma avaliação para detectar as causas do problema e poder direcionar o tratamento de acordo com as necessidades de cada um.

– Segunda Sessão:
São ensinados procedimentos para neutralizar os pensamentos irracionais e fantasiosos que causam o medo, além de técnicas de relaxamento e controle de respiração que diminuem a ansiedade.

– Terceira e Quarta Sessões:
Prossegue o tratamento acima e se inicia a adaptação do paciente ao equipamento de realidade virtual. Eles podem ser instruídos a treinarem as técnicas aprendidas acima em casa, entre as sessões, para acelerar o tratamento.

– Quinta Sessão e Subseqüentes:
Inicia-se a exposição à realidade virtual. Cada sessão dura entre 45 e 50 min, e o número de sessões varia para cada pessoa, mas tem sido em média de 6 a 12 sessões.

©2015 - Instituto Qualilife - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Mencione.com